Ana Lucia Vargas Dornelles

Monday, October 23, 2006

ecs5weber1

Com a leitura deste texto pude perceber que esses tipos de dominação, citados por Max Weber, continuam existindo nos dias atuais.
O ser humano tem uma necessidade de ser dominado, ou seja, sempre numa empresa o chefe ou gerente é responsável por vários funcionários; em uma casa, o esposo ou a esposa é que acaba determinando o que precisa ser feito. Os religiosos também mantém sob seu poder milhares de fiéis. Para provar isso, basta prestar atenção no número crescente de igrejas ( que por sinal estão sempre lotadas) que surgem a cada dia. Nelas existem diferenças gritantes, para não dizer vergonhosas: # pastores andam em caros importados, moram em mansões, têm fazendas aqui e no exterior, casas luxuosas nas melhores praias, férias na Europa, etc, . No entanto a grande maioria dos fiéis: # andam a pé ou usam transportes populares, como trem e ônibus, pagam aluguel e muitas vezes não há comida para os filhos, mas o dízimo não pode ser esquecido.
Eu me pergunto: -Que poder de dominação é esse que faz com que as pessoas se tornem "marionetes"?
Isso é fé ou alienação??

8 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Ana

Bom te ler por aqui :) Te deixo uma sugestão que pode enriquecer a tua reflexão sobre o texto de Weber: descrever brevemente os tipos de dominação que o autor caraceriza, ao mesmo tempo em que trazes osa exemplos.

abraço,
Suzana

12:21 PM  
Blogger Suzana Gutierrez said...

emtempo: como foi a semana de revisão? ECS4

abração :)

12:22 PM  
Blogger Maria Luiza said...

OLá, Ana!
Li seu texto e concordo com você sobre este tipo de dominação que cada vez vem aumentando mais mundialmente principalmente nas classes desfavorecidas, já de forma preocupante para os pesquisadores.

8:21 AM  
Blogger FÊ B. said...

Ana,não precisa "chosa".Realmente o mundo está sob o domínio, de todas as formas imagináveis.E essa grande lacuna que há entre os que dominam e os que são dominados,sempre será motivo de discussão.Realmente,vivemos em constante reflexão.Beijocas,da Fê.

4:52 PM  
Blogger Tatiana Gomes said...

Oi... sou do pólo de Alvorada..
Adorei teu blog..parabéns.
Vim comentar tua atividade sobre Weber...concordo com teu posicionamento, achei bem interessante a forma como colocaste, bem clara ed e fácil entendimento.
bjs...entre lá no meu cantinho...até

6:29 AM  
Blogger Fabiana said...

Oi Ana, teu texto nos traz exemplos atuais, que estão nitidamente ligados aos tipos de dominação descritos por Weber. Abraços!!!

12:46 PM  
Blogger Alinevleal said...

Oi Ana!
Com certeza o teu texto fala de situações bastante presentes em nossa sociedade. Na minha escola temos um menino de classe especial que necessita de medicação, porém a mãe diz ser desnecessário, porque o "pastor" disse que não precisa. Essas situações são tristes,pois os mesmos estão em consntante dominação. Abraços!!

10:58 AM  
Blogger silvanadasilva said...

Realmente esta questão da dominação,é bastante preocupante.As pessoas se deixam dominar.A questão religiosa é bastante delicada.Podemos ser religiosos mas ter muito cuidadocom as espertezas.Silvana Maria da Silva.

10:09 AM  

Post a Comment

<< Home