Ana Lucia Vargas Dornelles

Saturday, October 28, 2006

semana5/ECS7

Karl Marx
Teórico do socialismo e revolucionário alemão que nasceu em Trier, em 1818 e faleceu em Londres em 1883. Estudou Direito nas universidades de Bonn e Berlim, onde se interessou mais pela história e pela filosofia.
Em 1842, tornou-se redator da Gazeta Renana, jornal de oposição fundado por burgueses radicais. Foi então qu tomou conhecimento dos problemas econômicos e conheceu melhor o socialismo francês.
Casou-se com uma amiga de infância, Jenny von Westphalen, em 1843, e mudou-se para Paris. O período vivido em Paris (1843-1845) e depois em Bruxelas (18454-1848) foi marcado por uma intensa atividade política. Marx multiplicou os contatos com os operários e os emigrados alemães, uniu-se a Engels, fundou a Sociedade dos Operários Alemães de Bruxelas e com Engels, estabeleceu uma verdadeira rede de correspondência comunista. Os dois escreveram, entre outros, o Manifesto do Partido Comunista (1848) , solicitado pela Liga dos Comunistas. Esses foram seus anos de "acerto de contas com sua consciência filosófica de outrora", e da elaboração do materialismo histórico: a ruptura com seu passado foi tanto política como teórica.
Marx foi expulso da Bélgica, em 1848, quando a Revolução eclodiu. Fixou-se em Colônia, onde lançou a Nova Gazeta Renana, para qual escerveu numerosos artigos em favor dos operários (Trabalho assalariado e capital). Expulso da Alemanha e depois da França, refugiou-se em 1849 em Londres, onde viveu na miséria.
Auxiliou Engels na redação de Anti-Dühring (1878), mas devido a sua doença, à morte de sua mulher (1881) e de sua filha Jenny (1883), não resistiu, vindo a falecer em 14 de março de 1883.

FRIEDRICH ENGELS

Militante e teórico socialista alemão, nasceu em Barmen em 1820 e morreu em Londres em 1895. Estudante de filosofia, participou de reuniões dos hegelianos de esquerda, que pretendiam a "destruição da religião tradicional e do Estado existente", o Estado feudal prussiano. Em 1842, foi para Manchester, tabalhar numa fiação de seu pai. Lá fez uma pesquisa sobre os efeitos do capitalismosobre o operariado inglês (A situação da classe trabalhadora na Inglaterra).
Encontrando-se em Paris em 1844, Engels conheceu Marx, de quem se tornou amigo quando ambos participavam das tarefas dos militantes, o que os levou a criar laços cada vez mais profundos com as organizações de trabalhadores de Paris e de Bruxelas. Juntos participaram do Congresso da Liga dos Justos, que se transformou na Liga dos Comunistas (junho de 1847, em Londres). No ano seguinte, Engels tomou parte da insurreição alemã, cuja derrrota interpretou em Revolução e contra-revolução na Alemanha (1851-1852).
Voltando para Manchester, passou a dirigir a fiação da empresa "Ermen e Engels", auxiliou Marx e sua família que, fugindo das polícias da Europa continental, emigrara para Londres e lá vivia quase na miséria; de Manchester correspondia-se com ele. Em 1870, vendeu as ações da firma que dirigia, instalando-se em Londres para se consagrar exclusivamente à luta revolucionária.
Toda a obra de Engels é reflexo de uma prática militante ininterrupta. Contribuiu para a formação da I Internacional, para a formação dos partidos socialistas francês e alemão ( Crítica aos programas de Gotha e de Erfurt, em colaboração com Marx, 1875) e deste modo, para a realização da II Internacional.

2 Comments:

Blogger Ana Lucia Alves said...

Colega, gostei de tuas postagens. Vamos sofrer com esses homens, mas um dia daremos muitas risadas disso tudo que estamos vivenciando.Bjos, Ana Lúcia.
Polo Alvorada.

4:13 PM  
Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Ana!

Concordo com a Vanice sobre a inserção dos autores no seu contexto e te alertaria para a falta de referência à obra de Marx, O Capital, que contém suas mais importantes construções teóricas.
abraço

Suzana

1:58 AM  

Post a Comment

<< Home